O Laboratório Linguística na Escola (LALESC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra ‘Elementos de análise sintática “crítica” na Educação Básica’, que será proferida por Aquiles Tescari Neto (IEL-UNICAMP) e Marina Garcia Martins (IEL-UNICAMP). A fala ocorrerá no dia 16/03/2021, às 16h, pelo canal do LALESC no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCsn_QAnmME-NyAhDIN-gWCQ).
Na apresentação, será discutido o lugar das atividades metalinguísticas na educação básica com vistas a apresentar uma abordagem “crítica” de análise sintática a ser desenvolvida no Ensino Fundamental e Médio: a “Análise Sintática ‘Crítica’”. Como em outras abordagens críticas nas Humanidades, em geral, e na Linguística, em particular, o adjetivo “crítica” dado a esta abordagem deve ser entendido sobretudo pelo seu comprometimento com questões “práticas” que se traduz, no contexto da aula de língua materna, no esforço por criar condições para que os alunos da educação básica realmente se vejam como produtores da “análise”. Como é praxe em tantos trabalhos de gerativistas que se voltam ao ensino de gramática, sugere-se, como ingrediente metodológico fundamental, o uso da introspecção dos alunos, aferida por meio de julgamentos de gramaticalidade.
O evento será a inauguração do LALESC, um laboratório de pesquisa e ensino que já vem sendo elaborado desde 2020. Antes de sua inauguração para o público geral, a preocupação estava concentrada em montar a identidade visual e as páginas na internet do laboratório, assim como sua equipe, que já conta com professores universitários, professores da educação básica, acadêmicos de graduação e acadêmicos de pós-graduação.
O LALESC é um laboratório desenvolvido para investigar, por meio de pesquisas teóricas e práticas, as relações entre Linguística e Escola. O laboratório está vinculado ao Núcleo de Estudos Gramaticais (NEG) da UFSC. O principal objetivo é promover os estudos que relacionam a área de Teoria e Análise Linguística com a Educação Básica, tendo em vista todos os benefícios que o trabalho com a metodologia científica nas aulas de língua pode trazer para o ambiente escolar.
Para saber mais, atente-se ao site do LALESC (https://www.lalesc.com.br/) e às redes sociais, como instagram (http://instagram.com/lalesc.ufsc).
Comments