top of page

LALESC: Grupo de estudos se reúne virtualmente para discutir Linguística e Educação.

Estudiosos de diversas áreas têm trabalhado fortemente na relação entre a ciência e a educação básica. A Linguística, ciência que estuda a linguagem, vem ganhando cada vez mais espaço nessas discussões. Um dos objetivos do Laboratório Linguística na Escola (LALESC) da UFSC é justamente refletir sobre essa interface.


Visto isso, o grupo de estudos promovido pelo laboratório visa à reflexão sobre textos que abordam essa temática. Desde abril, o grupo se encontra quinzenalmente por meios virtuais, a fim de debater propostas, pensar em estratégias e refletir sobre as possibilidades de se trabalhar com Linguística em salas de aula da educação básica.



Imagem do segundo encontro: discussão a partir da leitura de Pires de Oliveira (2020)


Compõem o grupo professores universitários da área de Linguística, professores de língua portuguesa da educação básica, egressos do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UFSC, mestrandos e doutorandos do PPGL e acadêmicos de graduação em Letras.


Até o presente momento, o grupo já se reuniu três vezes: no primeiro encontro, se conheceram e trocaram suas primeiras impressões sobre o ensino de gramática e língua de um modo geral; no segundo, discutiram o texto de Pires de Oliveira (2020), "Travessias em português: reflexões naturalista sobre línguas em sala de aula", pensando no ensino de língua portuguesa para alunos estrangeiros (mas também nativos, com outra abordagem); no terceiro, a discussão se deu a partir da leitura do texto de Maia (2019), "Computação estrutural e de conjunto na leitura de períodos: um estudo de rastreamento ocular".


A ideia do grupo é discutir textos das diversas áreas da Linguística, para que se pense, de maneira ampla, no estudo de gramática(s) na Educação Básica.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Resultado provisório EDITAL 01/LALESC/2022

O Laboratório Linguística na Escola torna pública a classificação provisório do Edital 01/LALESC/2022 Clique aqui O prazo para recursos, de acordo com o Edital, é até amanhã, 19/07/2022.

Post: Blog2_Post
bottom of page