Primeiras palavras sobre o LALESC, um laboratório para pensar sobre a Linguística na Escola.

O Laboratório Linguística na Escola (LALESC) é um laboratório para investigar, por meio de pesquisas teóricas e práticas, as relações entre Linguística e Escola. O LALESC está vinculado ao Núcleo de Estudos Gramaticais (NEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Reconhecemos que as pesquisas que relacionam a Linguística e a Educação têm ocupado certo espaço no cenário acadêmico e, aproveitando esse crescimento, desenvolvemos um laboratório, visando às possibilidades de pesquisas experimentais que envolvam essa relação. Outras metodologias de pesquisa também podem ser desenvolvidas no laboratório.


Além disso, serão promovidos grupos de estudos, oficinas, minicursos e outras ações. O principal objetivo do LALESC é promover os estudos que relacionam a área de Teoria e Análise Linguística com a Educação Básica, tendo em vista todos os benefícios que o trabalho com a metodologia científica nas aulas de língua pode trazer para o ambiente escolar.


A nossa equipe é formada por professores universitários, professores de Educação Básica, pós-graduandos e graduandos, que, juntos, pensarão sobre as possibilidades de se trabalhar a Linguística no ambiente escolar, e realizarão pesquisas envolvendo essa relação.


No nosso site, é possível conferir os projetos vinculados ao laboratório. Além disso, também é possível, na aba biblioteca, acessar textos, podcasts, lives, entre outros materiais produzidos pelos membros da equipe. Na aba eventos, a agenda do laboratório pode ser conferida.


Para mais informações, siga-nos no instagram.

.

47 visualizações0 comentário