Quase 400 pessoas online: inauguração do LALESC foi um verdadeiro sucesso!




Na última terça-feira (16), o Laboratório Linguística na Escola (LALESC) da UFSC promoveu, para a sua inauguração, a palestra "Elementos de análise sintática "crítica" para a Educação Básica", que foi proferida pelo membro do laboratório, professor Dr. Aquiles Tescari Neto (IEL-UNICAMP), e sua orientanda de mestrado, professora da Educação Básica, Marina Garcia Martins (IEL-UNICAMP).


A conferência foi transmitida pelo canal do LALESC no YouTube e somou 383 visualizações em duas horas. O público foi bastante participativo, envolvendo-se no debate com perguntas, apontamentos e comentários em defesa de uma educação científica nas aulas de gramática.





A coordenadora do laboratório, professora Dra. Sandra Quarezemin (UFSC/CNPq), e seu orientando de mestrado Vitor Hochsprung (UFSC/CNPq), se mostraram bastante contentes com a inauguração do laboratório. "A gente quer, de fato, estreitar as relações com as escolas de Santa Catarina e com os professores da rede básica de ensino", disse Sandra, ao apresentar o laboratório, que conta com uma equipe de pesquisadores da UFSC e outras instituições, professores de educação básica, pós-graduandos e graduandos.


Apesar de a inauguração ter sido feita em março de 2021, o laboratório vem sendo desenvolvido desde 2020 e as propostas são diversas. "Serão promovidos grupos de estudos, oficinas, minicursos e outras ações", declarou Vitor Hochsprung.


O LALESC está vinculado ao Núcleo de Estudos Gramaticais (NEG) e pretende realizar pesquisas que se atentem para o ensino de gramática em uma perspectiva naturalista da linguagem.


57 visualizações0 comentário