PROJETOS

2019 - Atual
Extensão

GRAMÁTICAS NA ESCOLA

Projeto de extensão vinculado ao NEG (Núcleo de Estudos Gramaticais) que realiza palestras, mesas-redondas e minicursos sobre o ensino de gramática na educação básica e a formação dos professores. O presente projeto atende a demanda dos profissionais do ensino de língua portuguesa na educação básica. Além disso, contribui com a formação dos alunos de Graduação em Letras Português e da Pós-graduação em Linguística da UFSC. Também avança na discussão da gramática na escola. Participam do projeto os alunos de graduação, de pós-graduação e profissionais de ensino de língua portuguesa da rede. Algumas das atividades já realizadas foram: em setembro de 2018, a mesa-redonda "Gramática, Escola e a Formação do Professor", em fevereiro de 2019, o minicurso "O saber científico no espaço escolar: construção de gramática e olimpíada de Linguística"; em agosto de 2019, o simpósio "O lugar das Teorias Gramaticais na Educação Básica e na Formação dos Professores", durante o VII SIMELP. Todos esses eventos contaram com a participação de alunos e professores da rede básica de ensino, além de alunos da graduação e da pós-graduação.

Coordenação: Profa. Dra. Sandra Quarezemin

2020 - Atual
Pesquisa | Mestrado

GRAMÁTICAS NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A SINTAXE DO SUJEITO

Neste projeto de mestrado, pretendemos buscar estratégias para se trabalhar sintaxe nas aulas de gramática da educação básica. Em especial, observamos a situação do sujeito no português brasileiro na perspectiva da Sintaxe Cartográfica. Sabemos que o ensino de língua portuguesa e gramáticas nas escolas ainda está preso a visões normativas e tradicionalistas, o que, de acordo com estudiosos da Linguística, não é adequado. Enxergamos a sala de aula como um laboratório de Linguística, onde alunos podem fazer ciência e construir gramáticas. || O mestrando é Vitor Hochsprung (bolsista FAPESC) e a orientadora é a Professora Dra. Sandra Quarezemin (PPGL/UFSC - bolsista CNPq-PQ 2).