PROJETOS
2022 - Atual
Projeto de pesquisa
A LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O RASTREADOR OCULAR COMO FERRAMENTA DE FOMENTO À APRENDIZAGEM ESCOLAR
O objetivo deste projeto é, por meio da colaboração entre universidade e escola, buscar participar ativamente dos processos de aprendizagem dos estudantes, visando ao desenvolvimento de sua capacidade analítica, por meio da implementação de metodologia de ensino mediada pela ferramenta de rastreamento ocular. Trata-se de proposta que vislumbra a inclusão social e a emancipação do sujeito por meio de ações pontuais, no contexto, no tempo e nos espaços escolares, focadas na habilidade de análise linguística, leitura e escrita dos alunos, bem como na capacidade de produzirem modelos científicos a partir da reflexão sobre as línguas naturais. Hipotetizamos que tal metodologia, aliada ao amplo trabalho educacional realizado na e pela escola, pode surtir resultados positivos na aprendizagem, por meio do estudo científico das línguas, levando os alunos a construírem modelos científicos sobre fenômenos linguísticos que serão analisados por meio do uso do rastreador ocular. Dessa forma, este projeto visa levar à Educação Básica a Linguística, de forma mais específica as áreas de Teoria e Análise Linguística e de Psicolinguística Aplicada, área que estuda o processamento e a aquisição da linguagem no campo aplicado, como a escola. A utilização do rastreador ocular permite analisar a atenção visual de um indivíduo durante certas atividades, como a leitura, por exemplo. Além disso, por meio do rastreamento ocular, é possível demonstrar aspectos do processamento das línguas naturais em tempo real, sendo possível testar empiricamente hipóteses sobre o que ocorre na nossa mente quando lemos ou interpretamos dados de oralidade. Experimentos de Linguística na escola mostraram que os alunos desenvolvem a consciência linguística que leva a uma melhora na qualidade da leitura e escrita, além de melhorarem o desempenho nas ciências naturais, porque aprenderam o método científico. Esperamos, assim, contribuir com o desenvolvimento educacional de estudantes na área de linguagens e para novas metodologias de ensino.
2019 - Atual
Extensão
GRAMÁTICAS NA ESCOLA
Projeto de extensão vinculado ao NEG (Núcleo de Estudos Gramaticais) que realiza palestras, mesas-redondas e minicursos sobre o ensino de gramática na educação básica e a formação dos professores. O presente projeto atende a demanda dos profissionais do ensino de língua portuguesa na educação básica. Além disso, contribui com a formação dos alunos de Graduação em Letras Português e da Pós-graduação em Linguística da UFSC. Também avança na discussão da gramática na escola. Participam do projeto os alunos de graduação, de pós-graduação e profissionais de ensino de língua portuguesa da rede. Algumas das atividades já realizadas foram: em setembro de 2018, a mesa-redonda "Gramática, Escola e a Formação do Professor", em fevereiro de 2019, o minicurso "O saber científico no espaço escolar: construção de gramática e olimpíada de Linguística"; em agosto de 2019, o simpósio "O lugar das Teorias Gramaticais na Educação Básica e na Formação dos Professores", durante o VII SIMELP. Todos esses eventos contaram com a participação de alunos e professores da rede básica de ensino, além de alunos da graduação e da pós-graduação.
Coordenação: Profa. Dra. Sandra Quarezemin
2020 - 2022
Pesquisa | Mestrado
GRAMÁTICAS NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A SINTAXE DO SUJEITO
Neste projeto de mestrado, pretendemos buscar estratégias para se trabalhar sintaxe nas aulas de gramática da educação básica. Em especial, observamos a situação do sujeito no português brasileiro na perspectiva da Sintaxe Cartográfica. Sabemos que o ensino de língua portuguesa e gramáticas nas escolas ainda está preso a visões normativas e tradicionalistas, o que, de acordo com estudiosos da Linguística, não é adequado. Enxergamos a sala de aula como um laboratório de Linguística, onde alunos podem fazer ciência e construir gramáticas. || O mestrando é Vitor Hochsprung (bolsista FAPESC) e a orientadora é a Professora Dra. Sandra Quarezemin (PPGL/UFSC - bolsista CNPq-PQ 2).